Serviços Alimentares

 
bg.png
 
 

Elaboração de manual de boas práticas

O Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais objetivam descrever as atividades e os procedimentos realizados pela empresa. Abordando todos os itens da produção, manipulação, controle do reservatório de água, armazenamento e comercialização dos alimentos, controle de pragas, higiene do ambiente/utensílios e do pessoal que manipula/trabalha nas empresas, ainda trata de tantos outros assuntos pertinentes à área de alimentação e nutrição. 

​Esse Manual é elaborado para assegurar que todo o processo da produção dos alimentos venha a ser produzido/conduzido atendendo o expresso nas normas da legislação sanitária federal em vigor, - RDC ANVISA  nº 216/2004 e legislações específicas -  e, especialmente, para garantir total segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores.

Prancheta 2 cópia 9@100x.png
 
 

Rotulagem Nutricional

Os rótulos são as informações da empresa ao consumidor. É a comunicação que o estabelecimento transmite sobre os seus produtos. Esse elo é imprescindível para que o consumidor possa fazer a escolha adequada dos alimentos que vai consumir.

Assim, a rotulagem clara em informações, contendo a lista de ingredientes com respectiva tabela nutricional, o prazo de validade, lote, conteúdo líquido, presença de ingredientes alergênicos, e outras informações, são fatores preponderantes para embasar a opção do consumidor. Todos os alimentos fabricados e embalados para consumo, devem, obrigatoriamente, conter a rotulagem nutricional.

 

Layout da área de produção

A adequação do layout de produção é feita através de uma análise da planta e estrutura do espaço físico onde serão manipulados os alimentos. Essa avaliação é realizada para adequar e sugerir alterações estruturais, ou até somente reposicionar equipamentos e utensílios, com o objetivo de melhorar o fluxo de produção, evitar cruzamentos de utensílios sujos e alimentos, evitar proximidade do lixo com a produção de alimento.

Esses fatores adequados fornecerão maior segurança ao trabalho e cumprirão a legislação vigente, o que vai gerar aumento considerável na produtividade e um ambiente de trabalho e produção mais agradável.

 
CARDAPIO.jpg

Elaboração de cardápios

O cardápio é a apresentação da empresa. Peça principal do restaurante porque nele são apresentados e divulgados os produtos que a empresa oferece ao cliente. Sua apresentação clara e concisa em informações é o cartão de visitas e esse é o motivo pelo qual é de suma importância elaborar um bom cardápio.

São vários os aspectos que devem ser avaliados e estudados para viabilizar a elaboração de cardápios enxutos e adequados ao produto que a empresa vai comercializar. A composição dos pratos cujos aspectos visuais fiquem agradáveis e chamativos, a harmonia entre as cores no conteúdo, são fatores que têm que se levar em consideração para se tornar atraente a relação com o consumidor.

No entanto, tão importante quanto a apresentação, está o estudo do público alvo, a viabilidade econômica, a escolha de fornecedores constantes que trabalhem com qualidade, a utilização de utensílios adequados ao serviço do prato, que são etapas tão imprescindíveis quanto o sabor equilibrado e a consistência dos ingredientes. O que é agradável ao paladar também deve remeter a mesma sensação ao olfato, ao visual e a credibilidade naquilo que se oferece ao consumidor.

 

PGRS- Plano de gerenciamento em resídos sólidos

A preocupação crescente com o impacto das empresas no meio ambiente e a consequente criação de leis ambientais cada vez mais rígidas nos levaram à necessidade de garantir que os resíduos industriais sejam descartados de forma adequada.

Através do plano de gestão de resíduos sólidos, é possível reestruturar os processos geradores de resíduos a fim de corrigir aqueles que não estão respeitando a legislação vigente. Esse processo se inicia com uma análise de toda a cadeia produtiva, dos resíduos gerados, dos volumes de lixos, a forma de armazenamento e da distribuição desses resíduos. É então elaborado um plano de melhoria e adequação e treinamentos dos colaboradores.  

 

Ficha técnica de produção

A Ficha técnica é um instrumento essencial para o sucesso da Empresa. Com essa ferramenta podemos padronizar uma receita, proporcionando sempre o mesmo sabor e apresentação do prato ao cliente. Além disso, é possível prever o custo das preparações, minimizar desperdícios, reduzir custos, controlar compras e estoques. 

Nela estão contempladas as quantidades em gramas, fator de correção, medida caseira e a marca de todos os produtos utilizados, além da lista dos utensílios e equipamentos, o tempo gasto no preparo, o rendimento das receitas e o passo a passo das preparações.

 

Treinamento para manipuladores de alimentos

Os manipuladores de alimentos são fundamentais no serviço de alimentação. Treiná-los corretamente é assegurar que o alimento seja fornecido sem risco de contaminação, com a segurança que a atividade requer.

O treinamento teórico, que aborda os principais temas ligados à higiene e segurança do alimento é fundamental.

Profissionais produtivos e informados são profissionais qualificados. Treinar toda a equipe operacional, sempre adaptando as necessidades e realidade de cada empresa, de acordo com a legislação vigente, é de extrema necessidade. Os treinamentos sobre Boas Práticas são ilustrativos e práticos, o que faz com que os colaboradores tenham facilidade de compreensão.

Na conclusão do treinamento são emitidos certificados de participação tanto para o estabelecimento quanto para os participantes.

Prancheta 2 cópia 10@100x.png
 

Avaliação e seleção de fornecedores

 O cuidado na contratação dos fornecedores é o primeiro passo para implementação das Boas Práticas na empresa. O alimento ou matéria prima que se adquire para o estabelecimento deve seguir todo o rigor e cuidados relacionados às Boas Práticas. 

As visitas aos fornecedores são realizadas para avaliar as condições higiênico sanitárias, bem como verificar se a documentação daquela empresa está atendendo às exigidas pela legislação específica. 

 

Assessoria em boas práticas de fabricação

As Boas Práticas, durante todo processo de produção do alimento, são fundamentais para garantir um produto seguro ao consumidor. Para isso são implementados procedimentos para a garantia da qualidade do produto. 

A assessoria é realizada por um programa continuado de visitas ao estabelecimento. Dará início com um diagnóstico com recomendações de melhoria; treinamentos dos colaboradores, visitas e avaliação dos fornecedores, elaboração do Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais. As visitas terão periodicidade determinada conforme a necessidade de cada cliente, para chegar ao resultado final que é a implementação das Boas Práticas de Fabricação. Os resultados evolutivos são entregues em relatórios com fotos e gráficos evolutivos para facilitar a análise dos resultados. 

 

Código de barras

O código de barra é uma identificação numérica inserida nos produtos para gerar mais eficiência, maior controle e confiabilidade para empresa. No código estão expressas todas as informações, que, gravadas, podem ser rapidamente lidas pelo leitor de código de barras. Essa ferramenta facilita o registro nos pontos de vendas. Essa numeração é única e válida em todo mundo. 

 
Prancheta 2 cópia 11@100x.png

Assessoria em grandes eventos

 Em grandes eventos é muito importante o acompanhamento do fluxo de produção. É necessário também ter controle rigoroso dos pontos críticos. Para evitar problemas durante o evento, desenvolvemos planilhas de controle, treinamento prévio dos colaboradores e orientações de boas práticas e visitas durante todo o evento. O auxilio com as documentações junto a Vigilância Sanitária também é atribuição da empresa.