Gerenciando funcionários , um grande desafio
Na nossa vida de trabalho não escolhemos as pessoas com quem iremos nos trabalhar, não é mesmo? Quem nunca passou pela situação de falar com algum colaborador e ele simplesmente o ignorar, ou gritar quando você pergunta alguma coisa para ele ou então fica questionando mil coisas e reclamando?
Não se desespere, respire fundo e se acalme, isso não acontece só com você.
O mais importante, é não responder da mesma forma. De nada adianta você ser grosseiro com ele, ou ignorar, pois isso pode agravar a situação.
Já parou para pensar que ele pode ter algum motivo para ter esse tipo de postura? Esse colaborador pode estar passando por problemas familiares, não estar em um bom dia, pode ser devido ao tipo de educação que ele recebeu dos pais ao longo da vida? Qual será a formação dele? E ainda mais, pode ter passado por experiências ruins no antigo emprego.
Então, a melhor forma de reverter um quadro como esse é tratar com muito respeito e educação. Voltar outra hora para conversar e em particular, expor a ele os problemas e dar uma chance para que ele possa pensar e apresentar alguma solução para o comportamento em questão. Isso fará com que ele se comprometa ainda mais com a própria melhora de relacionamento. Mostre também, que ele pode confiar em você.
É fundamental compreender que os comportamentos, adequados ou inadequados, não surgem de um dia para o outro e também não serão modificados de maneira tão rápida. Portanto, tenha paciência.
Faça a sua parte, lance a semente do bem que, com certeza e na hora certa, irá colher maravilhosos frutos!